Câncer de Adrenal

Uro-Oncologista em SP


Introdução

As glândulas adrenais ou suprarrenais estão localizadas acima dos rins e são responsáveis pela produção de diversos hormônios essenciais, como aldosterona, cortisol, andrógenos e catecolaminas (adrenalina e noradrenalina).



Estima-se que 5% da população terá um nódulo adrenal ao longo da vida, geralmente descoberto acidentalmente em exames de imagem feitos por outros motivos (achado incidental).

A maioria dos nódulos são benignos e não produzem hormônios (adenomas). No entanto, cerca de 15% podem ser funcionantes, ou seja, produzirem hormônios em excesso, levando a sintomas clínicos. O câncer de adrenal (carcinoma adrenocortical) é extremamente raro, correspondendo a apenas 1% dos tumores adrenais.

Sintomas


Os sintomas do câncer de adrenal variam conforme a produção ou não de hormônios pelo tumor.


Tumores não produtores de hormônios

Geralmente, não apresentam sintomas e só são detectados quando atingem tamanhos maiores e comprimem órgãos vizinhos.


Tumores produtores de hormônios

Os sintomas dependem do hormônio em excesso:

Síndrome de Cushing (excesso de cortisol) – Obesidade central, hipertensão, diabetes, estrias violáceas, face arredondada (fácies em "lua cheia") e acne
Feocromocitoma (excesso de adrenalina/noradrenalina) – Hipertensão arterial de difícil controle, taquicardia, sudorese intensa e cefaleia
Síndrome de Conn (excesso de aldosterona) – Hipertensão, baixos níveis de potássio (hipocalemia) e altos níveis de sódio (hipernatremia)
Virilização (excesso de andrógenos) – Crescimento de pelos em áreas incomuns e outras características masculinas em mulheres
Feminilização (excesso de estrógeno em homens) – Crescimento das mamas (ginecomastia) e diminuição da libido


O carcinoma adrenocortical pode apresentar qualquer um desses sintomas ou permanecer assintomático até atingir um tamanho significativo.

Fatores de Risco


Embora não existam causas totalmente definidas, alguns fatores podem aumentar o risco de câncer adrenal:

Síndromes genéticas – Li-Fraumeni, Beckwith-Wiedemann, Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 1 (NEM-1), Polipose Adenomatosa Familiar (PAF)
Fatores ambientais – Dieta rica em gordura, tabagismo e sedentarismo podem estar associados a maior risco de câncer
Histórico familiar de cânceres endócrinos – Casos em parentes de primeiro grau podem aumentar a predisposição

Diagnóstico


Se houver suspeita de câncer de adrenal, os exames iniciais incluem:

  • Dosagem hormonal no sangue e na urina – Para detectar produção excessiva de hormônios
  • Tomografia computadorizada (TC) sem contraste – Permite avaliar a densidade da lesão e diferenciar tumores benignos e malignos
  • Tomografia com contraste ou Ressonância Magnética (RM) – Para avaliar tamanho, margens irregulares, necrose e outras características sugestivas de malignidade

Lesões maiores que 4 cm ou com bordas irregulares devem ser investigadas com mais atenção, pois o risco de câncer aumenta com o tamanho do tumor.


Estadiamento

Se houver suspeita de carcinoma adrenocortical, o estadiamento é feito com:

Tomografia computadorizada de tórax, abdome e pelve – Para avaliar a extensão do tumor e a presença de metástases.

Tratamento


1. Acompanhamento clínico

Tumores pequenos (< 4 cm) e não produtores de hormônios podem ser apenas monitorados com exames periódicos.


2. Cirurgia (Adrenalectomia)

Indicações para cirurgia:

  • Tumores produtores de hormônios (independentemente do tamanho)
  • Nódulos ≥ 4 cm com características suspeitas (bordas irregulares, crescimento rápido, realce heterogêneo na tomografia)
  • Massa adrenal sintomática (cistos ou mielolipomas)
  • Metástases para adrenal de tumores de outros órgãos (se indicado pelo oncologista)


A cirurgia consiste na retirada da glândula adrenal afetada (adrenalectomia), que pode ser feita por técnicas minimamente invasivas (laparoscopia ou cirurgia robótica). Saiba mais sobre a cirurgia.

Cirurgia Robótica no tratamento do Câncer de Adrenal


A cirurgia robótica tem sido uma grande aliada no tratamento dos tumores de adrenal, oferecendo diversas vantagens sobre a cirurgia aberta tradicional.

Menor risco de complicações e sangramento
Menos dor no pós-operatório
Internação hospitalar mais curta
Retorno mais rápido às atividades diárias
Maior precisão cirúrgica, preservando estruturas adjacentes


A cirurgia aberta convencional é reservada para tumores muito grandes ou que apresentam invasão de órgãos vizinhos.

Orientação ao paciente


Não entre em pânico se um nódulo adrenal for identificado 99% dos casos não são câncer, mas exames hormonais são necessários para determinar a conduta.
Acompanhe nódulos não funcionantes regularmente – Exames periódicos garantem que o tumor não cresça ou se torne produtor de hormônios.
Caso o nódulo seja suspeito para câncer ou produza hormônios, a adrenalectomia é indicada e pode ser feita com segurança por cirurgia minimamente invasiva.
Consulte um especialista ao identificar qualquer nódulo adrenal maior que 4 cm ou com alterações sugestivas de malignidade.

Sobre o dr. eder

Urologista para tratamento de Câncer de Adrenal em São Paulo


Minha missão na medicina sempre foi proporcionar um tratamento preciso, humano e individualizado para cada paciente. O câncer de adrenal é uma doença rara que exige diagnóstico detalhado, planejamento cirúrgico adequado e tecnologia avançada para garantir as melhores opções de tratamento.


Sou formado pela Faculdade de Medicina da USP, onde também fiz residência em Cirurgia Geral e Urologia. Para oferecer um tratamento moderno e eficiente, me especializei em Uro-oncologia e Cirurgia Robótica no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, nos Estados Unidos, além de defender meu doutorado na USP, com foco no avanço dos tratamentos para tumores urológicos.


Atualmente, faço parte da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da USP e do grupo de Uro-oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Minha atuação clínica e cirúrgica é focada no uso de tecnologias avançadas, como a cirurgia robótica, para oferecer tratamentos minimamente invasivos e mais eficazes.


Acredito que cada paciente merece um atendimento transparente e personalizado, onde todas as dúvidas são esclarecidas e as decisões são tomadas com segurança. Meu compromisso é unir ciência, tecnologia e empatia para proporcionar o melhor cuidado possível.


Se precisar, estou à disposição para ajudá-lo. Agende uma consulta para discutirmos as melhores estratégias para o seu caso.