Orquiectomia Radical ou Exploração Testicular

Urologista em SP


introdução

A orquiectomia radical é a principal abordagem cirúrgica para o tratamento de tumores testiculares. Em casos em que a lesão é altamente sugestiva de câncer, a retirada completa do testículo é indicada mesmo sem biópsia prévia. Já em situações em que o nódulo é inconclusivo ao ultrassom, pode-se realizar uma abordagem diagnóstica e terapêutica combinada.

Indicações


A indicação da orquiectomia radical ocorre quando uma lesão testicular é sugestiva de tumor maligno. A biópsia prévia não é recomendada nestes casos, pois pode provocar disseminação tumoral. Em situações de dúvida diagnóstica, realiza-se a retirada cirúrgica do nódulo testicular para análise imediata do patologista (exame transoperatório). Se confirmado o diagnóstico de câncer, procede-se com a retirada total do testículo (orquiectomia radical) ou apenas do nódulo, se este for pequeno e localizado.

Como é realizada a cirurgia?


A cirurgia pode ser feita com anestesia geral ou raquianestesia. O procedimento consiste em uma incisão na região inguinal (virilha), por onde se acessa o cordão espermático e o testículo. Todo o conjunto (testículo e cordão) é removido por essa incisão. Evita-se o corte direto no escroto para não favorecer a disseminação tumoral.


Durante o mesmo procedimento, o paciente pode optar pela colocação de uma prótese testicular de silicone, com formato e volume semelhantes ao testículo remanescente, visando um resultado estético satisfatório. Caso deseje, a prótese também pode ser implantada em um segundo momento.

Pós-operatório e recuperação


  • A alta hospitalar normalmente ocorre no dia seguinte à cirurgia.
  • A recuperação é rápida e com pouco desconforto, sendo necessário um período de repouso domiciliar conforme orientação médica.
  • O retorno às atividades cotidianas varia conforme o caso e é avaliado individualmente.
  • O exame anatomopatológico do testículo removido será essencial para definição do estadiamento e do plano de tratamento complementar, se necessário.

Sobre o dr. eder

Orquiectomia em São Paulo | Dr. Eder Nisi Ilario


A orquiectomia é o procedimento cirúrgico indicado para a retirada de um ou ambos os testículos.


A cirurgia é realizada pelo Dr. Eder Nisi Ilario, urologista com ampla experiência em procedimentos oncológicos e cirurgias de alta complexidade. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), realizou residência em Cirurgia Geral e Urologia pela mesma instituição. Posteriormente, especializou-se em Uro-Oncologia e Cirurgia Robótica no Memorial Sloan Kettering Cancer Center (EUA), um dos centros mais reconhecidos do mundo. Também é doutor pela USP.


Com sólida formação e atuação especializada, o Dr. Eder realiza a orquiectomia com base em avaliação clínica individualizada, respeitando as indicações médicas e o contexto de cada paciente.


Se você recebeu indicação para orquiectomia e busca uma avaliação especializada, agende uma consulta com o Dr. Eder Nisi Ilario.